quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MUDANÇAS! Quem pode explicar as suas decisões?

Dois meses atrás, resolvi cuidar de uma forma mais especial das poucas plantas que tenho em casa. Analisando o estado de cada uma, decidi fazer algumas mudanças. Algumas tirei de um vaso menor e coloquei num vaso maior, outras coloquei num vaso menor. Tirei algumas folhas, coloquei terra nova e adubos. Mudei o local dos vasos por causa do sol e do vento, enfim todas as minhas plantas passaram por mudanças.
Tempos depois eis o resultado:
Algumas estão exatamente do mesmo jeito, vivas e crescendo devagar. Uma delas estava a bastante tempo produzindo uma folha de cada vez, e sempre folhas pequenas que logo secavam, é impressionante ver como ela está agora, produzindo muitas folhas e folhas enormes, com um verde muito vivo. Ela realmente está muito melhor.  Outras também estão crescendo mais rápido e inclusive produzindo bastante frutos, no caso, os pés de morango. Mas uma delas que todo ano na época da primavera produzia bastante flor, e sempre brotava novos galhos, produziu apenas 1 única flor, e até hoje continua sem alterações, parece ainda decidir se vai ou não sobreviver.
Mas uma delas, teve um cuidado especial. Uma pequena árvore, que estava muito bonita, mas que vinha secando e demonstrando estar doente. Ela ocupava o maior vaso da casa, eu havia colocado terra adubada para ela, mas não dava sinais de reação. O tempo foi passando e resolvi fazer outra tentativa. Tirei do vaso maior, cortei um pouco as suas raízes, tirei vários galhos já secos, e plantei num vaso menor somente com terra adubada. Esperei muito uma reação dela, não queria de forma alguma que ela morresse, todos os dias lhe dava atenção, mas suas últimas folhas, foram caindo uma a uma, dia a dia, até que sobraram apenas galhos secos. Ainda fiquei na expectativa de que, quem sabe, houvesse alguma vida em suas raízes que a fizesse brotar, mas depois de vários dias, tive de aceitar sua morte.
Tudo isso me fez pensar em mudanças, em como afetam a nossa vida. 
Algumas plantas gostaram muito das mudanças que eu fiz e responderam visivelmente, outras não gostaram, e para outras foi como se nada tivesse acontecido. Para uma delas, nada adiantou.
Não sou muito conhecedora de plantas, talvez as que não gostaram das mudanças  não estivessem no tempo certo para mudanças, talvez demorei demais para perceber os sinais de doença da planta que morreu, enfim.. acho que quem conhece bem, teria cuidado de cada uma delas da forma e no tempo certo.
Deus, nosso Pai, nos conhece muito bem, sabe exatamente como cuidar de nós, sabe quando deve fazer alterações nas nossas vidas para nos curar, nos fortalecer, nos fazer produzir. E mais, Deus, em sua perfeita sabedoria e soberania, sabe exatamente o tempo certo para mexer com nossas raízes (aquilo que só Ele vê), com nossas folhas (aquilo que os outros vêem).
O fato inquestionável, é que Deus sabe exatamente o que faz, e o que espera de nós!
Mudanças produzidas pelo homem, podem talvez produzir maus resultados, mas as mudanças produzidas por Deus, sempre terão um fim proveitoso.

Talvez Deus queira mudar suas raízes, queira remover suas folhas, podar seus galhos.
Talvez seja hora de renovar sua terra, colocar adubo (que no caso, nem sempre tem bom cheiro!!)
Talvez seja hora de ser colocado em outro local, para receber luz, ou para não ser queimado pelo sol.
As mudanças, podem trazer interrogações, mas se confiarmos naquele que sabe oque faz no presente porque tem sua visão no futuro, então podemos nos tranquilizar,  deixar as interrogações de lado e dizer: Amém Senhor! Seja feita a Tua vontade!

Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos?    (Romanos 11:33)

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.
(Romanos 12:2)

Rosiléia Flausino Dias Araujo - 2013