terça-feira, 16 de abril de 2013

A PROCURA DA FELICIDADE - I


Todos os dias ouvimos sobre a busca da felicidade. 
Muito se discute sobre o que realmente é felicidade, ela existe mesmo? É possível alcança-la?
Quem pode dizer: - Sou feliz!

O fato é que ser feliz não é a mesma coisa para todas as pessoas. Para alguns ser feliz é ter saúde, para outros é ter dinheiro, para outros é a família, e assim por diante...

Parece que a felicidade é exatamente aquilo que completa a pessoa, a faz se sentir plena, sem falta de alguma coisa necessária.
Corremos o risco de associar a nossa felicidade a alguém ou alguma coisa, e se perdermos o que nos faz feliz?

Talvez nunca encontremos uma definição única e absoluta sobre o que é felicidade, uma vez que somos e desejamos tantas coisas diferentes. Porém, encontramos na Bíblia, a palavra de Deus, um caminho para sermos felizes:  Esse caminho passa pelo relacionamento com Deus e com o próximo.

Relacionamento com Deus:   Salmo 128

"Bem-aventurado" (feliz - abençoado) aquele que TEME ao SENHOR e ANDA nos seus CAMINHOS.  Do trabalho de tuas mãos comerás,  FELIZ SERÁS, e TUDO te irá BEM.

A felicidade vem como consequência de temer ao Senhor, se submeter a Ele, reconhecer a sua Soberania e Poder, compreender sua graça e sua vontade e ANDAR neste caminho. É uma vida comprometida com os valores do Reino de Deus, firmada na sua palavra em obediência. A felicidade se expressa na vida em família, onde o sustento vem dignamente pelo próprio trabalho, pois aquele que depende que outros o sustentem nunca consegue ser feliz. Mas a realização de ter o sustento por seu próprio esforço e trabalho traz dignidade, e consequentemente realização. Sentir-se realizado gera felicidade.
Além disso, vem a satisfação e plenitude na vida familiar. Quem pode não ser feliz ao ver sua família unida, em comunhão, partilhando juntos das bençãos de Deus.
O salmista usa os termos "videira" e "oliveira", associando-os a família. A videira é considerada uma fonte de alegria, e a oliveira uma fonte de vitalidade.
Alegria, vida...presentes da família.

Quem tem a segurança do sustento pelo trabalho pessoal, e vê em sua família alegria, vida, saúde, crescimento saudável, não precisa de mais nada para afirmar que é feliz!

E assim será com todo aquele que colocar o Senhor em primeiro lugar na sua vida, honrando e obedecendo os seus mandamentos!

Relacionamento com o próximo.  I Pedro 3:8-12

Quem quer ver dias felizes? Quem quer experimentar diariamente a felicidade?

Quer ser feliz? - Cuidado com oque você fala. Não permita que de sua boca saiam palavras más e enganosas.
Quer ser feliz? - Se afaste do mal e tenha como prática o bem.
Quer ser feliz?  - Busque e se empenhe em favor da paz.  Fuja de contendas, promova a reconciliação, facilite o perdão e a restauração dos relacionamentos.

Pois relacionamentos saudáveis produzem felicidade, mas relacionamentos saudáveis só acontecem se tivermos compaixão  e misericórdia do próximo, se não retribuirmos o mal com o mal  e abençoarmos o próximo...para isso fomos chamados!

Não conseguimos experimentar uma felicidade diária nos relacionamentos, porque fazemos o oposto do que a palavra de Deus nos ordena:  -Desejamos o mal, queremos vingança (oque chamamos de justiça), retribuímos as palavras de afronta e injúria na mesma medida ou até mais. E temos uma dificuldade enorme para pedir a benção de Deus para aquele que nos magoa e ofende.
E assim vamos permitindo que nosso interior se encha de sentimentos destrutivos que nos levam a chegar ao fim do dia enraivecidos, amargurados, mau-humorados, rancorosos e desejando que alguma coisa aconteça com aqueles que são o objeto de nossa revolta.

Não dá pra ser feliz assim... é preciso ter coragem e vontade de abrir mão desses sentimentos pelo benefício próprio.

Por isso o texto diz primeiro (vs 10) QUEM QUER AMAR A VIDA e ver dias felizes....

Se você quer amar a vida, diariamente voce deve  jogar fora e não reter com você sentimentos e pensamentos maus.

Se você quer amar a vida, gostar de viver, sentir-se pleno e realizado com a sua vida, você precisa cuidar de voce primeiro.  

Quem condiciona sua felicidade aos outros, nunca será feliz, mas quem condiciona sua felicidade a viver em conformidade com os princípios de Deus, verá dias felizes.

Uma vida de temor e obediência aos principios de Deus nos traz segurança, plenitude, paz e relacionamentos saudáveis.....Isso pode ser felicidade pra você???   


Rosiléia Flausino Dias Araujo
Abril-2013