quarta-feira, 6 de junho de 2012

CONTAR OS DIAS....CANTAR A VIDA!!



Interessante!...
Somos capazes de rir muito ao contar um fato ocorrido conosco no passado, mas que quando aconteceu não teve a menor graça! 
Oque mudou?  O fato ocorrido?  Não, mas a nossa forma de ver ou de lidar com o que aconteceu.
Assim é a vida...assim o tempo faz com nossas histórias, assim o tempo faz conosco. 
Com a maturidade, vem a capacidade de olhar as coisas da vida com um olhar mais compreensivo, mas paciente, mas ciente de que a dor passa, a lágrima cessa e de que a alegria sempre volta de uma forma ou de outra.
Com a maturidade, valorizamos mais as pessoas, os relacionamentos, as experiências...
Com a maturidade, os momentos mais simples se tornam sublimes: um abraço de um filho, de um neto, o sorriso de um estranho, um bom dia do vendedor da loja, uma cartinha ou desenho rabiscado de uma criança, um minuto de atenção que lhe dão....enfim..pequenos detalhes que se tornam grandes tesouros.
Com a maturidade alcançamos corações sábios... e por falar em corações sábios, lembro-me da petição encontrada na oração de Moisés, no capítulo 90 de Salmos:
"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio."   
(Sl 90:12)
É preciso aprender a "contar" os dias. Não uma contagem matemática ou uma contagem de quantos bens foram adquiridos ou ainda de quantos projetos foram bem sucedidos, mas, uma contagem dos valores e bens que marcaram a nossa vida, que nos fizeram ser melhores, que nos ensinaram a viver, e que tem lugar garantido em nosso coração.
É preciso subtrair aquilo que não produz paz ou alegria, e somar aquilo que produz.
É preciso aprender a dividir o que temos ou sabemos e que pode melhorar a vida do outro.
É preciso multiplicar as ações positivas, as boas palavras, os sentimentos saudáveis.
Podemos permitir que a vida nos melhore ou nos torne amargos e ressentidos. A escolha é nossa!

Oração: Pai querido e amado, ensina-nos a contar os nossos dias, a tirar da nossa vida o que não produz nada de bom e acrescentar aquilo que produz. Ajuda-nos a valorizar as pessoas, os relacionamentos e as coisas que marcam o nosso coração de forma que, com o tempo nos tornemos melhores e cada vez mais sábios. Em nome de Jesus. Amém!

Rosiléia F.Dias Araujo
Junho 2012